quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

O VÍDEO DO PELUZO SUMIU...

Há pouco tempo atrás, no famoso julgamento do HC de Daniel Dantas, um certo Ministro Peluzo, se postou todo varão e indignado com as assinaturas de apoio dos juízes de primeiro grau à decisão do Juiz Fausto De Sanctis.

O Ministro, no seu discurso , se valendo de expressões bastante ofensivas a toda a classe de magistrados, fez com que a respeitabilidade do juiz de primeiro grau fosse mandada às favas .

Supreendentemente, o vídeo foi retirado do ar do YouTube por violar os termos de uso...

No Google vídeos o arquivo é exibido com a advertência que alguns trechos estariam faltando por problemas técnicos. Assistindo-se ao vídeo adivinhem qual o trecho que falta? ? ? ?

O discurso desaparecido é emblemático na história do Judiciário. O Ministro se manifestava contra um documento firmado por diversos magistrados em apoio ao Juiz Fausto De Sanctis e à sua independência ao determinar nova prisão do banqueiro Daniel Dantas, após ter sido determinada a sua liberação pelo presidente do STF em decisão monocrática. Declarava o ministro que os magistrados firmatários eram, em sua maioria noviços, e que o seu “comportamento” deveria ser objeto de análise pelas corregedorias a que vinculados e/ou ao Conselho Nacional de Justiça.
Os juízes que assinaram o manifesto defendiam a independência da magistratura, não tinham conhecimento dos autos, não podendo, por conseguinte, afirmar o acerto da decisão. Ao contrário do Ministro Marco Aurélio de Mello que, tendo conhecimento pleno dos autos, apresentou em plenário voto defendendo a decisão de De Sanctis.

Para quem ainda acredita na Suprema Corte...






Nenhum comentário: