sábado, 4 de outubro de 2008

É o demo o demo a demó é a democracia ! 20 anos com nossa Constituição "Cidadã"


O ano era 1988. Depois de mais de 20 anos de Ditadura, o País ensaia a festa da Democracia. Assembléia Nacional Constituinte formada ,hora de editar uma nova Constituição!!
Foram realizadas quase 200 audiências públicas, recebidas cerca de 72 mil sugestões da população, apresentadas 122 emendas populares. As manifestações e a pressão dos mais diversos setores da sociedade civil organizada agitaram os gramados e as galerias do Congresso Nacional.

Já se passaram 20 anos, desde aquele dia 5 de outubro de 1988, registrando o maior período de vida democrática no Brasil desde 1946.Para uns, a Constituição de 1988 foi desfigurada pelo número de emendas: 62 ao todo. A Constituição de 1824, por exemplo, durou 65 anos e teve apenas uma emenda; a Constituição republicana de 1891 durou 40 anos e também teve apenas uma emenda. Para outros, foi modernizada por elas.

Há mais 1.107 propostas de emendas constitucionais tramitando na Câmara dos Deputados, 77 delas apresentadas em 2008.E resta um surpreendente número de 141 dispositivos constitucionais à espera de regulamentação. Há propostas de reforma política, tributária, judiciária e educacional. Também há quem sonhe em revolucionar tudo novamente, fazendo uma Constituição novinha.

E o brasileiro vai às urnas neste dia 5 de outubro de 2008, aniversário da nossa Constituição para escolher os novos prefeitos e vereadores. Eleição é a contemplação da Democracia. Apesar da festa para escolher os novos administradores e legisladores do nosso país, juntamente com as comemorações de 20 anos da Constituição da República, triste é constatar a prolixa edição de leis que afrontam diretamente a Constituição.

Desde 1999, os quatro prefeitos que se sucederam no comando da administração de Ribeirão Preto, baixaram 731 decretos para invalidar leis aprovadas pela Câmara Municipal que desrespeitavam a Constituição. Se houvesse um título de campeão nacional de inconstitucionalidade, os vereadores de Ribeirão Preto seriam sérios candidatos a ele. E podemos constatar que isso é um problema não só daqui, mas de todas as cidades do nosso País.

Quem sabe um dia toda a sociedade possa sair do torpor e perceber que a Democracia não é apenas poder eleger os políticos e ficar falando mal deles. Um dia, talvez, perceberemos que a Democracia é muito mais que isso...


Democracia que me engana
na gana que tenho dela
cigana ela se revela, aiê;
democracia que anda nua
atua quando me ouso
amua quando repouso.

É o demo o demo a demó
é a democracia
é o demo o demo a demó
é a democracia.

Democracia, me abraça
com tua graça me atira
desfaz esta covardia, aiê;
democracia não me fere
mira aqui no meio
atira no meu receio.

Democracia que escorrega
na regra não se pendura
na trégua não se segura, aiô;
democracia pois me fere
e atira-me bem no meio
daquilo que mais eu mais receio.

Democracia, não me deixe
sou peixe que fora d'água
se queixa, morre de mágoa, aiê;
democracia não se dita
maldita seja se dura,
palpita pela doçura.

Tom Zé - Democracia

3 comentários:

Anônimo disse...

Voltou com o blog!!!

Beto disse...

Que hoje seja um dia pra se pensar no que já foi alcançado com os nossos representantes e que possamos escolher aqueles que possam fazer a diferença. Que não nos arrependamos daqui a 20 anos.
Parabens pelo texto salada. Já disse tudo!

Anônimo disse...

Oi...onde fica a seção com videos amadores?